O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que ajuda milhares de brasileiros, mas o que fazer com o Bolsa Família bloqueado? Ficar sem esse auxílio financeiro pode trazer grandes problemas. Se você está com o Bolsa Família bloqueado e quer desbloqueá-lo, vamos te ensinar o que fazer!
O Bolsa Família já existe desde 2003. Ele foi instituído no Governo Lula e consiste em uma ajuda financeira fornecida às famílias que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema.
Para que essas famílias possam receber esse auxílio monetário mensal, elas precisam estar de acordo com alguns requisitos e, principalmente, seguir algumas regras como manter os filhos vacinados e na escola e revisar seus dados e atualizá-los sempre que eles sofrerem alterações.
Se a família beneficiada deixar de cumprir com alguma de suas obrigações, terá o Bolsa Família bloqueado e deixará de receber o auxílio financeiro mensal.
A seguir, nós listamos algumas situações que podem bloquear o benefício. Veja com atenção!
Situações Que Causam o Bolsa Família Bloqueado
Se você teve o Bolsa Família bloqueado, está incluso em um dos grupos a seguir:
- Você esqueceu de fazer a atualização cadastral. Essa atualização deve ser feita anualmente. Se você ficar 3 anos sem atualizar, o bloqueio do benefício pode ser permanente.
- Sua renda aumentou e ultrapassou o limite estabelecido pelo programa.
- Você esqueceu de informar uma mudança de endereço.
- Você esqueceu de informar quando um dos membros de sua família conseguiu um novo emprego.
- Você esqueceu de informar mudanças na composição de sua família como um nascimento, casamento, óbito ou divórcio.
- Sua família possui uma gestante com idade entre 14 e 44 anos e ela deixou de fazer o acompanhamento médico exigido pelo programa.
- Sua família possui uma criança com idade de até 7 anos e sua vacinação não está em dia.
- Sua família possui uma mulher com idade entre 14 e 44 anos e ela deixou de comparecer a uma unidade de saúde, quando solicitada, para fazer o acompanhamento do seu peso e altura.
- Sua família possui uma criança com idade entre 6 e 15 anos e ela frequentou menos de 75% das aulas.
- Sua família possui um adolescente com idade entre 16 e 17 anos e ele frequentou menos de 85% das aulas.
Peça Já o Desbloqueio do Bolsa Família
Se você teve o Bolsa Família bloqueado por qualquer um dos motivos que acabamos de citar, deve pedir o desbloqueio para voltar a receber o benefício.
Lembre-se: nem sempre o Governo libera novamente o recebimento do benefício por uma família que teve o mesmo bloqueado. Tudo dependerá da situação e do motivo do bloqueio.
Para pedir o desbloqueio, siga os passos abaixo:
- Vá pessoalmente até o mesmo local onde fez sua inscrição no CadÚnico. Isso pode ser na prefeitura ou em uma unidade do CRAS.
- Leve consigo os seguintes documentos:
- RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho e comprovante de residência do responsável familiar;
- Se a família tiver crianças e adolescentes em sua composição, leve suas certidões de nascimento, declarações escolares e carteiras de vacinação (somente para crianças de até 7 anos).
- Converse com o gestor responsável e verifique por que o benefício foi bloqueado. Siga as instruções que ele fornecerá para pedir o desbloqueio.
- Se o seu benefício for desbloqueado, você poderá receber até 3 parcelas que não recebeu durante o período de bloqueio.
Fique atento: se você não solicitar o desbloqueio em até 6 meses, seu benefício pode ser cancelado permanentemente.