Trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 têm direito a receber as cotas do fundo PIS-PASEP. Para os funcionários do setor público, o valor é pago pelo Banco do Brasil no programa PASEP. Atuantes do setor privado, recebem pela Caixa Econômica Federal a quantia referente ao PIS.
Anteriormente, poderiam sacar o valor poupado as pessoas com mais de 60 anos, quem já estava aposentado, doente grave ou falecido. Em 2019 o governo decidiu liberar a quantia para mais de 8 milhões de pessoas.
Os pagamentos são ilimitados, e podem ultrapassar R$5.000. O saque deve ser feito no banco responsável pelo programa, apresentando documento de identificação e cartão de correntista.
Mas, afinal, como utilizar esse valor? O Calendário PIS 2022 tem início em 19 de agosto, e a cota pode ser recebida uma única vez, pois não é acumulativa. Por isso, deve ser muito bem planejada.
São mais de R$18 bilhões pagos, e o cotista pode utilizar como quiser:
- Pagando dívidas;
- Investindo em plano de negócios;
- Mobiliando a residência;
- Em reformas;
- Dando entrada em um novo carro;
- Poupando em seu banco de confiança;
- Viajando e etc.
Não há restrição sobre como essa quantia será utilizada. Mas, é importante lembrar que esse valor pode acabar e deve ser bem aplicado.
Para consultar se está entre os trabalhadores beneficiados, e quanto poderá receber do programa. Basta informar o número de identificação do PIS ou PASEP no site da Caixa ou BB, ou, comparecer até uma agência pessoalmente.
Gostou deste conteúdo? Leia a seguir sobre os principais impostos no Brasil.