Apesar de ter um dos o maior número de usuários de Internet no mundo, a Índia continua a ser prejudicadas por velocidade de ligação à Internet, que é ABSURDAMENTE lenta.
Índia tem tanto a velocidade de conexão média mais lenta e quanto velocidade de conexão de pico na Ásia-Pacífico, de acordo com o mais recenteRelatório de Internet, do Estado da Akamai, para o quarto trimestre de 2015.
No geral, a Índia ocupava a posição 115 para a velocidade média de conexão e a posição 114 para a velocidade média de conexão globalmente. O tempo médio de carregamento da página para uma conexão de banda larga no país foi de 3,9 segundos.
A Internet lenta da Índia é um grande problema. Há alguns meses atrás, o país superou os EUA na segunda maior base de usuários de Internet do mundo, com uma estimativa de 402 milhões de usuários. Mais de 76% indianos acessam a Internet em seus celulares, mas sofrem com conexões lentas.
Google e outras empresas de Internet têm abordado o problema aprimorando seus produtos para velocidades lentas de Internet do país e conexões irregulares.
Google introduziu diversos recursos offline, como permitir que os usuários baixem vídeos do YouTube para assistir mais tarde e usar o Google Maps com navegação por voz, sem Internet. Ele também está modificando páginas web, Chrome e os seus resultados de busca para alcançar os usuários que não podem ter acesso à Internet.
Facebook fez campanha para sua plataforma grátis Basics, que oferece acesso gratuito ao aplicativo de rede social e um número limitado de sites para notícias, saúde e informação. A empresa agora está planejando iniciar um serviço barato de Wi-Fi usando drones para subsidiar os custos de Internet no país.
Google está trabalhando na introdução livre e de alta velocidade Wi-Fi em 400 estações de trem em todo o país. A empresa pretende chegar a 10 milhões de pessoas, permitindo Wi-Fi em 100 estações de trem na primeira fase. Notavelmente, a velocidade vai ser rápida o suficiente para transmitir vídeo de alta definição.